Em 17/09/2023 23:21:58, ALEXANDRE GOMES DA CRUZ comentou:
Este modelo, especificamente, é uma BB40T-2. Basicamente é uma SD40-2 que foi fabricada exclusivamente para a Southern Pacific e para a Denver and Rio Grande Western Railroad (D&RGW, DRGW, ou simplesmente Rio Grande) nos EUA com modificações no sistema de arrefecimento.
Esta modificação experimental foi realizada para refrigerar melhor os motores enquanto os trens passavam por túneis e subidas íngremes de montanhas. Os três exaustores do teto foram retirados e colocados dentro do corpo da locomotiva. Para facilitar a entrada de ar, foram instaladas grades no teto e nas laterais do corpo alinhado com o passadiço.
Na conversão destas SD40T-2 no Brasil para a FCA - Ferrovia Centro Atlântica, foram retirados também os dois exaustores do meio do corpo das locomotivas por questões relacionadas ao gabarito (altura) dos túneis.
A principal diferença visual entre estas BB40T-2 e as BB40-2 está no final do corpo que é reto, na ausência de exaustores de teto no final do corpo e a varanda bem maior.
Compare com a foto da locomotiva #8142 na página https://www.fototrem.com.br/foto.php?id_foto=e17a2ec16a4667960fa6ca7bacaf9942.JPG
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